Equipe do Projeto cana visita o Centro de Pesquisas em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) em Campinas, SP para troca de conhecimentos em engenharia genética
No dia 6 de março de 2023, a equipe da cana visitou o Centro de Pesquisas em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC), localizado em Campinas, SP. Em linha com as pesquisas realizadas com cana-de-açúcar no contexto do NPOP, a proposta do GCCRC também é desenvolver tecnologias disruptivas capazes de promover o melhor desempenho de cultivares de milho no contexto de mudanças climáticas, via transgenia e edição genômica.
A visita do time da cana ao GCCRC possibilitou a troca recíproca de conhecimentos em diferentes áreas do conhecimento envolvidos no desenvolvimento dos projetos. Além disso, os grupos perceberam a existência de alinhamento entre as propostas envolvendo as duas culturas, cujo objetivo final é gerar cultivares comerciais altamente produtivas e sustentáveis dentro do contexto das novas demandas ambientais, refletidas por imprevisibilidade do clima, com riscos de inundação, aumento da temperatura global, dos períodos de seca, alteração nos ciclos e incidência de pragas e patógenos, redução de insetos polinizadores, e riscos para a segurança alimentar.
Dados recentes apontam que estresses ambientais, como a seca, representam até 70% da redução da produtividade, afetando principalmente países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, como o Brasil. Dessa forma, a biotecnologia se mostra como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de plantas geneticamente engenheiradas, com recursos tecnológicos capazes de amenizar os efeitos das mudanças climáticas sobre a produção de alimentos.
Tempo de aprendizado e descontração durante a visita do time da cana ao GGCRC em Campinas, SP