Pesquisadores do CCD-CROP-IAC faz colaboração com UFPR para melhoramento do café
Buscando ampliar o trabalho com cultivo in vitro e transformação genética de café, a equipe CCD-CROP-IAC-Café estabeleceu colaboração com a Professora Dra. Alessandra F. Ribas, do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O grupo de pesquisa da Dra. Alessandra tem larga experiência em cultura de células de café, além de ter desenvolvido o protocolo mais utilizado para transformação de calos embriogênicos via Agrobacterium tumefaciens, em café.
No âmbito desta colaboração, Thais Vanz Peixoto, aluna do curso de agronomia da UFPR, beneficiada com uma bolsa do Consórcio Pesquisa Café, dedica-se integralmente ao projeto de edição gênica no qual trabalhará na padronização das condições de transformação dos calos embriogênicos, utilizando os vetores desenvolvidos para a edição de genes do cafeeiro. Além dessa participação, a Dra. Alessandra irá atuar diretamente como consultora na área de cultura de tecidos para a Equipe CCD-CROP-IAC-Citros. Um primeiro treinamento foi realizado com a Dra. Raquel Boscariol Camargo no Laboratório de Cultura de Tecidos da UFPR, visando à compreensão de estratégias avançadas para a seleção de calos embriogênicos.
Recentemente, a equipe da UFPR esteve no Centro de Café/IAC para uma imersão nos acessos em estudo, preservados no banco de germoplasma. Durante essa visita, participou ativamente do 3º Workshop do CCD-CROP-IAC, no qual a bolsista Thais apresentou os resultados alcançados até o momento. Essa parceria, não apenas enriquece nossas práticas de pesquisa, promovendo um ambiente colaborativo e enriquecedor, mas também, abre novas possibilidades de captação de recursos para o CCD-CROP-IAC.