Pesquisadoras do projeto CCD-CROP-IAC apresentam trabalhos com genômica da cana na conferência "Plant and Animal Genome"(PAG) em San Diego, CA, EUA

A Dra. Silvana Creste (esquerda) apresentou o trabalho “Perfil transcricional comparativo de genótipos contrastantes de cana-de-açúcar para tolerância à seca sob déficit hídrico”, destacando um conjunto de estratégias adotadas por genótipo tolerante de cana-de-açúcar para suportar o estresse hídrico, incluindo melhor eficiência no uso da água. À direita, Profa. Dra. Cláudia Vitorello apresentando a palestra: “Explorando a comunicação molecular cruzada do fungo causador do carvão da cana-de-açúcar usando redes biológicas”.

A conferência aconteceu em San Diego, CA, EUA, de 13 a 18 de janeiro de 2023, e reuniu mais de 3.000 cientistas de todo o mundo nas áreas de ciências – ômica (genômica e proteômica), engenharia genética, melhoramento genético, conservação ambiental, mudanças climáticas, entre outros. No âmbito do congresso, a Dra. Silvana e a profa. Dra. Claudia Vitorello apresentaram temas de estudo do projeto CCD-CROP-FAPESP em andamento. Em particular, Silvana apresentou as distintas estratégias moleculares utilizadas por cultivares de cana-de-açúcar com tolerância contrastante à deficiência hídrica, onde o genótipo tolerante ganhou destaque devido à sua alta eficiência no uso da água, mediada pela ativação e inibição de inúmeros genes associados ao estresse hídrico. Claudia, por sua vez, destacou as diferentes respostas da cana-de-açúcar e da cana-energia à infecção pelo fungo S. scitamineum, revelando as adaptações moleculares específicas das variedades resistentes à doença. Ambos os trabalhos destacam o avanço do conhecimento sobre temas relevantes abordados no contexto da proposta do NPOP.

Pesquisadoras Dra Silvana Creste e Profa. Dra Claudia Monteiro Vitorello
na Conferência nos Estados Unidos.

Entre em Contato

© CROP IAC 2021 – All rights reserved

PRIVACY POLICYTERMS OF USE