Newsletter – Ano I – Número II – Artigo 8 – agosto/2022
Parceria público-privada: A tríplice hélice de pesquisa e inovação está em movimento
O projeto Centro de Ciência para o Desenvolvimento CCD-CROP-IAC (Citrus, Coffee and Cane: Research organization for Innovative Products), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e por empresas privadas, teve início oficial em dezembro de 2021. Anteriormente, as atividades estiveram relacionadas aos trâmites entre as instituições de pesquisa e as empresas parceiras. O projeto, inicialmente chamado Núcleo de Pesquisa Orientada a Problemas de São Paulo (NPOP), é sediado pelo Instituto Agronômico (IAC), referência no Brasil nas três áreas de pesquisas envolvidas no: citros, café e cana-de-açúcar.
Essas três importantes cadeias do agro nacional passam a contar com o reforço da biotecnologia, com o intuito de resolver problemas associados a essas culturas e trazer resultados inéditos para a agricultura mundial. A maior celeridade será proporcionada pela “tesoura genética”: método de edição de DNA, chamada CRISPR/Cas9 (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) considerada atualmente uma tecnologia revolucionária.
O trabalho multidisciplinar é feito em colaboração com cerca de 50 cientistas de diversas áreas do conhecimento e pluri-institucional. Participam junto ao IAC: Instituto de Economia Agrícola (IEA), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, Max Planck Institute, na Alemanha, Universidade de Queensland, na Austrália, e IRRI- International Rice Research Institute, nas Filipinas.
As empresas parceiras do CCD-CROP-IAC são: Agroterenas, Amazon, Biovertis, CiaCamp, Citrosuco, DATERRA, GranBio, Jacto, além da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FUNDAG). Outras empresas podem aderir ao projeto ao longo dos cinco anos de execução.
Ciência e inovação solucionando desafios e contribuindo para a sustentabilidade, geração de renda e qualidade de vida no campo e nas cidades.
Saiba mais e seja um parceiro deste projeto. Entre em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Agronômico, NIT-IAC nitiac@iac.sp.gov.br.