1a Oficina do CCD-CROP-IAC: Dinâmica para interdependência dos squads

No dia 12 de agosto de 2022, ocorreu a primeira oficina do CCD-CROP-IAC no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto/SP. O evento teve por objetivo implantar as metodologias específicas da gestão ágil, avaliar o nível de interdependência das equipes e identificar a maturidade tecnológica (TRL) das entregas propostas no projeto. As palestras e dinâmicas da oficina foram lideradas pelo aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação do IAC, Christopher Martinez Tsen, com apoio dos profissionais Dr. Tsen Chung Kang e Dr. Hannes Fischer, representando a Fundação Shunji Nishimura. A abertura do evento foi feita pelo diretor-geral do Instituto Agronômico, Dr. Marcos Landell, e na sequência da diretora do CCD_CROP_IAC, Dra. Mariângela Cristofani-Yaly.
Durante a oficina foram realizadas dinâmicas de grupos para gerar maior integração entre os participantes. Uma das dinâmicas foi o “quebra gelo interativo”, conduzida pelo Dr. Hannes Fischer, utilizando o “Mentimeter”, uma ferramenta para interação entre os participantes do projeto. Posteriormente foi apresentada uma palestra pelo Dr. Tsen Chung Kang sobre os diferentes níveis de gestão que podem existir no ambiente acadêmico-científico e os níveis de interdependência existentes em cada nível. Após a apresentação foi realizada uma dinâmica de reflexão em grupos e apresentado o consenso das equipes quanto à visão sobre a interdependência dos subprojetos que compõe o CCD-CROP-IAC.
No período da tarde foram conduzidas outras três dinâmicas. A primeira teve como foco a construção do mapa do conhecimento dos squads Cana, Citros CRISPR e Citros Porta-enxertos. Os mapas consistem em uma parte importante dos projetos, pois mostra, de uma forma lúdica e objetiva, todas as áreas de conhecimento dos participantes de cada squad necessárias para o desenvolvimento do projeto, assim como as lacunas existentes. Na segunda dinâmica, os participantes fizeram uma autoavaliação do seu nível de conhecimento em cada área do projeto, chamada matriz de habilidades. Na última dinâmica, foram identificados os níveis de maturidade tecnológica (do inglês Technology Readiness Level – TRL) das entregas propostas no CCD-CROP-IAC. Durante a dinâmica, os participantes construíram uma régua, com escala variando entre 1 e 9, onde foram identificados em qual estágio se encontravam as tecnologias atualmente em desenvolvimento no projeto.
Ao final da oficina, os resultados foram compilados, gerando o mapa do conhecimento, a matriz de habilidade e os TRLs das tecnologias do projeto CCD-CROP-IAC.

Entre em contato

© CROP IAC 2021 – Todos os direitos reservados