Newsletter – Ano I – Número III – dezembro/2022
Novos eventos transgênicos com comprovada resistência a doença bacteriana de citros são levados para experimentação em campo.

Em consequência de muito trabalho de pesquisa científica, os pesquisadores do Centro de Citricultura encontraram genes chaves, da própria planta, que podem conferir resistência “broad spectrum”, ou seja, a vários patógenos. Esses genes foram transferidos para variedades comerciais de laranja doce, e ensaios em ambientes controlados comprovaram que as plantas geneticamente modificadas apresentaram maior resistência a fitopatógenos. Os resultados desses estudos foram publicados em artigo científicos internacionais de alto impacto científico (Pereira et al., 2020; Mitre et al., 2022; Nascimento et al., 2022).
Um total de 70 plantas geneticamente engenheiradas, consideradas eventos “elite”, ou seja, aquelas que apresentaram maior resistência ao patógeno, foram, no dia 2 de dezembro 2022, levadas para experimentação em campo. Os testes em campo estão sendo realizados na área experimental do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, área com liberação planejada em meio ambiente aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança.
Referencias: