Novo porta-enxerto para citricultura é destaque no EpAgro

O pedido para proteção de cultivares no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares no Ministério da Agricultura e Pecuária (SNPC/MAPA) do novo porta-enxerto identificado como IAC 3222, fruto do projeto CCD-CROP-IAC, chamou a atenção da filial da Globo, EPTV. O novo material promete auxiliar os citricultores na difícil batalha contra o greening, a pior doença que afeta laranjas e outros citros.

Para aprofundar o assunto, a equipe do EpAgro visitou o Centro de Citricultura Sylvio Moreira e conversou com pesquisadores do CCD-CROP-IAC sobre o impacto dessa nova tecnologia. Além do porta-enxerto IAC 3222, a matéria aborda as estratégias adotadas para o combate ao greening, que tem causado grandes prejuízos à citricultura.

Na reportagem:

  • A Dra. Alessandra A. de Souza explica o impacto do greening nos pomares de citros, detalhando como a doença ocorre e é transmitida.
  • A Dra. Marinês Bastianel apresenta o banco de germoplasma de citros, destacando a importância dessas plantas para o desenvolvimento de novas variedades para o citricultor.
  • A Dra. Raquel Boscariol fala sobre o papel da biotecnologia como ferramenta essencial para acelerar o desenvolvimento de variedades tolerantes a estresses bióticos e abióticos.
  • Por fim, a Dra. Mariângela Cristofani-Yaly leva a equipe ao campo experimental, onde as novas sementes tolerantes ao greening estão na fase final de testes. Ela ressalta a importância de um pacote tecnológico integrado, que inclui a escolha de variedades adequadas, manejo eficiente e uso estratégico de inseticidas, como formas de mitigar os impactos do greening e de mudanças climáticas.

 

Você pode assistir à matéria completa na página do EpAgro no GloboPlay (episódio de 05 de outubro).

Entre em Contato

© CROP IAC 2021 – All rights reserved

PRIVACY POLICYTERMS OF USE