Newsletter – Ano I – Número III – dezembro/2022
Nosso parceiro da DATERRA é o entrevistado desta edição
Gabriel Agrelli Moreira, Gerente de Qualidade e Desenvolvimento de Mercado da Daterra. Ele também é vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Preparo de Café, realizado em novembro de 2022, onde participou com café Daterra.
Gabriel Moreira, Gerente de Qualidade e Desenvolvimento de Mercado da Daterra e barista vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Preparo de Café
A Daterra se orgulha de ser parceira do Instituto Agronômico (IAC) no consórcio de pesquisa CCD-CROP-IAC.
Nesse projeto, o IAC estuda o desenvolvimento de materiais genéticos de café naturalmente sem cafeína, o que pode ser uma forte tendência de mercado no futuro. A Daterra é a única empresa privada do ramo de café, até o momento, a apoiar as pesquisas com café no CCD-CROP-IAC. Este projeto inclui também pesquisas nas áreas de citros e cana-de-açúcar, apoiadas por outras empresas e instituições.
Somos gratos ao IAC e acreditamos na importância de apoiar a pesquisa no Brasil para o desenvolvimento de uma cafeicultura inovadora, propositiva e, acima de tudo, sustentável.
A interação entre a Daterra e o Instituto Agronômico vai além da parceria no CCD-CROP-IAC. O evento Barista Experience, organizado pela empresa, reuniu baristas de diversos países no IAC, em Campinas, em 08 de julho de 2002. Além de brasileiros, estiveram presentes baristas campões da Suíça, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão, Inglaterra e Irlanda. Organizado anualmente pela Daterra Coffee, em 2022 o evento foi realizado de 3 a 9 de julho de 2022.
Na fazenda Santa Elisa do IAC, em Campinas, no Centro de Café “Alcides “Carvalho”, os baristas assistiram à apresentação do pesquisador do Instituto, Sérgio Pereira Parreiras, em 8 de julho. O cientista falou sobre o IAC e a sua relevância para a cafeicultura brasileira. O grupo também visitou a coleção de plantas com variedades e espécies do gênero Coffea mantidas pelo IAC.
Todos ficaram maravilhados com a coleção e a diversidade de materiais genéticos desenvolvidos pelo IAC. A visita foi muito informativa e, certamente, os profissionais saíram com uma boa visão da relevância do IAC para a cafeicultura brasileira e mundial.
Por que levá-los ao IAC?
Gabriel: O IAC é um dos principais centros de pesquisa e ciência ligado ao café no mundo. A cafeicultura brasileira se desenvolveu e desponta no mundo, certamente, pelo trabalho desenvolvido nesta Instituição.
A Daterra possui uma parceria de longa data com o IAC nas realizações de diversas pesquisas, que ajudaram muito no desenvolvimento de nossa qualidade. Sem a ajuda do IAC, não seria possível estarmos presentes em tantos mercados, representando a qualidade do café brasileiro.
Somos gratos ao IAC e acreditamos na importância desta Instituição para a nossa indústria e para a economia brasileira. Sempre que possível, buscamos destacar esse trabalho para o mundo. Por isso, o Barista Experience passa pelo IAC.
Por que a Daterra faz o Barista Experience?
Gabriel: O objetivo da Daterra ao realizar esse encontro é trazer grandes formadores de opinião no mercado de cafés para conhecerem mais sobre o café brasileiro. Aqui, podem ver e entender que o Brasil é sim um grande produtor de qualidade, de pesquisa e de ciência.
Apesar da sua relevância e dimensão entre os profissionais de cafés especiais, por muito tempo o café brasileiro foi enxergado internacionalmente como um produto de qualidade inferior, quando comparado às outras origens. O Brasil era visto apenas como um produtor de volume.
Por meio desses eventos, conseguimos quebrar muitos paradigmas ligados à imagem do nosso café lá fora. Por exemplo, em 2018, a barista campeã mundial de preparo de café coado, Emi Fukahori, utilizou o café da Daterra na competição mundial. Foi a primeira vez na história que um café brasileiro venceu a competição. Antes disso, os competidores nem ousavam levar cafés brasileiros para o palco. Através dessas visitas, conseguimos mudar isso.
Copa do Mundo no universo do café
No evento Barista Experience, a Daterra convida os campeões das competições World Barista Championship e World Brewers Cup Competition. Tratam-se das maiores competições mundiais ligadas a café hoje – como se fossem a Copa do Mundo no universo do café.
A Daterra convida os baristas campeões para visitarem as suas fazendas, em Patrocínio, no estado de Minas Gerais. Lá, os profissionais ficam, por uma semana, imersos, aprendendo sobre processos produtivos de cafés e qualidade. Eles visitam os laboratórios e campos de pesquisa da Daterra e também realizam degustações. No Cerrado Mineiro, são desafiados a colher e processar um pequeno lote de café com as próprias mãos.
Como parte do evento, no dia 9 de julho, os baristas compartilharam seus conhecimentos com a cidade de Campinas e amantes de café, na cafeteria Abigail Coffee Company, no bairro Cambuí. Todos os campeões fizeram apresentações sobre técnicas para preparar café, além de trazerem grãos deliciosos para apresentar ao público.
Apesar de todos eles serem campeões das competições de baristas, na verdade, são profissionais que atuam em diversas áreas do café. Entre os campeões, havia donos de cafeterias, torrefadores, produtores de café, importadores de café verde, etc.
Os baristas deixaram o Brasil com uma excelente impressão sobre a qualidade dos cafés que aqui são produzidos e também do profissionalismo que existe em nossa indústria. Eles puderam ver a sustentabilidade sendo aplicada de fato em todas as etapas de produção e entenderam a responsabilidade empregada em nossa