EnglishPortuguese

IAC realiza 1º Workshop do Centro de Ciência para o Desenvolvimento CROP-IAC

Profissionais dos setores de produção de café, cana-de-açúcar e citros tiveram a oportunidade de acompanhar o 1º Workshop do Centro de Ciência para o Desenvolvimento CROP-IAC, na quarta-feira, 4 de maio de 2022, remotamente. O evento foi promovido pelo Instituto Agronômico (IAC), instituição sede do projeto financiado pela @_fapesp_sp e empresas parceiras. O IAC, ligado à @aptasp e à @agriculturasp, tem os mais relevantes programas de pesquisas do Brasil envolvendo essas três culturas.

O objetivo das pesquisas envolvidas no Centro de Ciência para o Desenvolvimento CROP-IAC é ampliar a base científica e tecnológica para solução de problemas bem definidos nessas três culturas.

“Fiz a apresentação geral do projeto no contexto da tríplice hélice de pesquisa e inovação e também mostrei que o projeto tem como foco a solução de problemas específicos em citros, café e cana, utilizando a biotecnologia”, explica a pesquisadora do IAC e líder do Centro de Ciência para o Desenvolvimento CROP-IAC, Mariângela Cristofani Yaly.

*Imagem capturada durante o Workshop

As pesquisas com citros, em que o foco é a doença conhecida como huanglongbing (HLB), considerada a mais devastadora nos pomares citrícolas no mundo, foram apresentadas pela pesquisadora do IAC, Alessandra Alves de Souza.

A cientista mostrou os top genes para edição gênica em citros para tolerância ao HLB e a metodologia CRISPR para edição de DNA, que proporciona maior celeridade aos processos. A chamada CRISPR/Cas9, do inglês “Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats”, significa Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas. “Relacionamos essa parte com os porta-enxertos visando, no futuro, enxertar copas editadas em porta-enxerto tolerantes para maximizar a resistência ao HLB”, explica Alessandra.

Ainda sobre citros, a pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel, apresentou os novos porta-enxertos e a rede de experimentos com citrandarins.
O pesquisador do IAC, Oliveiro Guerreiro Filho, mostrou as linhas gerais da estratégia de edição de gene associado à síntese de cafeína em cafeeiros. Nessa cultura, o objetivo dentro do Centro de Ciência para o Desenvolvimento CROP-IAC é desenvolver cultivar de café tipo arábica naturalmente desprovida de cafeína a fim de buscar saudabilidade e incluir o produto em novos mercados.

O projeto em cana-de-açúcar foi exposto pela pesquisadora do IAC, Silvana A. Creste D. Souza. Os estudos são voltados ao desenvolvimento cultivares com tolerância ao estresse hídrico e a patógenos, a partir do uso de edição gênica em plantas geneticamente modificadas (transgênicas) e não geneticamente modificadas.

A governança do Centro de Ciência para o Desenvolvimento CROP-IAC foi comentada pelo gestor executivo do projeto, Ricardo Baldassin. Após as apresentações, o público participou com perguntas.

Entre em contato

© CROP IAC 2021 – Todos os direitos reservados