Newsletter – Ano I – Número III – dezembro/2022

IAC Herculândia - Porta-enxerto multirresistente a nematoides do cafeeiro.

IAC Herculândia é uma cultivar de Coffea canephora resistente aos nematoides Meloidogyne exigua, M. incognita e M. paranaensis, para uso exclusivo como porta-enxerto de cultivares suscetíveis de Coffea arabica.

Cultivar IAC 125 RN enxertada no porta-enxerto IAC Herculândia

Perdas na produção de café em lavouras brasileiras devidas ao parasitismo de raízes das plantas por fitonematoides são estimadas em cerca de 20%. O controle genético, por meio do uso de cultivares resistentes, tornou-se prioritário, uma vez que a natureza perene da cultura diminui a eficácia de métodos químicos e biológicos na redução permanente de populações destes parasitos em solo e raízes.

No Brasil, a suscetibilidade do parque cafeeiro nacional de café arábica e a ocorrência simultânea de espécies e populações de natureza diversa dos gêneros Meloidogyne e Pratylenchus em diversas regiões produtoras de café, nortearam o programa de melhoramento do cafeeiro em direção à seleção de cultivares multirresistentes a estes parasitos.

Em uma das vertentes desse programa, porta-enxertos da espécie Coffea canephora foram selecionados com a colaboração do Instituto Biológico e da Embrapa Café. No IAC, as pesquisas tiveram início com a introdução de germoplasma exótico com a avaliação, durante décadas, de clones e progênies de cafeeiros

resistentes da espécie Coffea canephora em condições de laboratório e em experimentos instalados em áreas infestadas de diversas regiões produtoras de café.

Clones multirresistentes e geneticamente compatíveis foram assim selecionados em função da elevada produção e da extensão do ciclo de maturação dos frutos, assim como da resistência simultânea de híbridos aos nematoides Meloidogyne exigua, M. incognita e M. paranaensis, dando origem à cultivar IAC Herculândia.

Portanto, a cultivar IAC Herculândia se refere ao conjunto de híbridos interclonais F1 obtidos em campos de produção de sementes instalados com cinco clones compatíveis de C. canephora, sendo as sementes destinadas, exclusivamente, ao uso como porta-enxerto com resistência múltipla a nematoides do gênero Meloidogyne, sendo compatíveis, na enxertia, com diferentes cultivares copa de C. arabica.

Entre em contato

© CROP IAC 2021 – Todos os direitos reservados