Newsletter – Ano I – Número II – Artigo 7 – agosto/2022
Equipe do CCD-CROP-IAC desenvolve metodologia para seleção em larga escala de plantas editadas e faz curso para capacitação
O conhecimento adquirido sobre a técnica de High Resolution Melting para uso dessa técnica como ferramenta para selecionar plantas editadas via CRISPR/Cas9 foi compartilhado junto à equipe de pesquisadores do Centro de Ciência para o Desenvolvimento CCD-CROP-IAC (Citrus, Coffee and Cane: Research organization for Innovative Products). A aplicação dessa tecnologia possibilita acelerar as pesquisas com edição de genoma e, consequentemente, avançar na busca por variedades de citros, café e cana-de-açúcar tolerantes às doenças e pragas. O treinamento foi ministrado pelo doutorando Reinaldo Rodrigues de Souza Neto, em 16 e 17 de março de 2022, em Cordeirópolis, interior paulista.
Essa reunião do CCD-CROP-IAC contou com a presença de cientistas do IAC, das áreas de citros, café e cana-de-açúcar, e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo (Esalq-USP).
O treinamento foi desenvolvido em duas partes: uma teórica, para detalhar sobre a técnica e suas aplicações, e outra prática, em que foram realizados ensaios seguidos da análise de resultados.
Essa técnica inovadora, que possibilita a seleção de plantas editadas reduzindo a necessidade de sequenciamento, já está sendo utilizada rotineiramente nas pesquisas com citros no IAC e o treinamento viabilizou o compartilhamento dessas experiências com as outras instituições, visando integrar toda a equipe do CCD-CROP-IAC.
Cientistas do IAC e da Esalq-USP participam de treinamento.