Desenvolvendo metodologia para uso de drones na citricultura

Pesquisadores do CCD-CROP-IAC estão utilizando drones para o monitoramento das características agronômicas e a detecção de doenças, entre elas o greening, em plantas de citros geneticamente modificadas com potencial agrícola. Essas plantas transgênicas estão em etapa de avaliação em campo e são mantidas em áreas de Liberação Planejada em Meio Ambiente (LPMA). O uso dos drones permite uma análise precisa do desenvolvimento das plantas, incluindo o volume de copa, ao mesmo tempo em que facilita a identificação de pragas e doenças que atacam a parte aérea das plantas.

No entanto, por ser uma nova metodologia para esse tipo de monitoramento ainda é necessário correlacionar os dados com análises tradicionais presenciais para validar as avaliações, garantindo a precisão e a confiabilidade dos dados obtidos. Esse trabalho que está sendo desenvolvido pelos pesquisadores do CCD-CROP-IAC e os resultados são promissores! Os dados de seis correlações entre avaliações com drone e método tradicional confirmam que para as avaliações de desenvolvimento e de volume de copa das plantas os dados são correspondentes em ambas as formas de avaliação. No entanto, para parte de doenças ainda estamos enfrentando o desafio em diferenciar sintomas que causam alterações na coloração das folhas daqueles causados por deficiências nutricionais – um trabalho crucial para o sucesso do monitoramento remoto e a eficácia no manejo das lavouras. Nesse projeto o CCD-CROP-IAC destaca o seu modelo da tríplice hélice de inovação tecnológica ao trabalhar em conjunto com o Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) – Embrapa, que tem auxiliado efetivamente no processamento e análises de dados.

Esse é um trabalho inovador e deve possibilitar a inserção de tecnologias avançadas no campo e de grande importância para uma citricultura de precisão. Com os dados já alcançados, os pesquisadores do CCD-CROP-IAC planejam uma tecnologia com drones que permite a estimativa de produtividade do pomar assim como identificar plantas com sinais de estresses bióticos ou abióticos. Além disso, os drones facilitam a contagem de plantas, permitindo a análise da eficiência do plantio e a mensuração da colheita final, influenciando diretamente o desempenho da lavoura.

Entre em Contato

© CROP IAC 2021 – All rights reserved

PRIVACY POLICYTERMS OF USE