Aplicação da biotecnologia em plantas de
Cana-de-Açúcar traz resultados positivos para o ganho de biomassa.
Plantas de cana-de-açúcar transformadas geneticamente pela equipe da Dra. Silvana Creste estão apresentando ótimo desempenho para o ganho de biomassa! São resultados importantes para o desenvolvimento de cultivares de cana mais sustentáveis.
Os Pesquisadores do CCD-CROP-IAC estão estudando há algum tempo o potencial do gene Dirigent-Jacalin (ShDJ) da cana-de-açúcar. Para compreender melhor o funcionamento do gene ShDJ, os pesquisadores, por meio da biotecnologia, inseriram esse gene em plantas de arroz (utilizada como modelo para estudo do funcionamento genético em monocotiledôneas). Os eventos transgênicos (plantas de arroz com gene ShDJ) mostraram um aumento significativo na produção de biomassa sob condições de restrição hídrica, em comparação com as plantas selvagens. Os resultados positivos em plantas de arroz validaram o potencial do gene, com isso, foi desenvolvido vetor de superexpressão para o gene ShDJ em cana.
A cultivar IACSP05-5094 de cana-de-açúcar foi selecionada para os experimentos de transformação genética e até o momento, o trabalho dos pesquisadores resultou em 328 eventos independentes dessa cultivar contendo o cassete de superexpressão do ShDJ. Esses eventos foram enviados para a Fazenda Experimental da Nuseed Brasil S.A. em Alagoas para avaliação agronômica em campo, sob a liderança do Dr. José Bressiani. Dos eventos testados, cinco mostraram desempenho excepcional, produzindo 53% mais biomassa em toneladas de massa verde por hectare (TMVH) do que as cinco melhores plantas tipo-selvagem de IACSP05-5094.
A perspectiva deste trabalho para a sociedade é significativa. O desenvolvimento de cultivares de cana-de-açúcar mais sustentáveis é uma resposta direta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, promovendo um aumento da produtividade sem necessidade de expansão da área de cultivo. Este avanço não só contribui para a segurança alimentar e energética, mas também para a preservação ambiental, promovendo práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.