A ciência que gera inovação, tecnologias desenvolvida pelo CCD-CROP-IAC

O CCD-CROP-IAC foi criado para transformar conhecimento científico em soluções práticas para os desafios da agricultura. Com atuação integrada entre pesquisa, setor produtivo e políticas públicas, o projeto avança em áreas estratégicas para as culturas de café, cana-de-açúcar e citros.

Entre os resultados, estão tecnologias prontas para o campo, publicações científicas relevantes e a formação de profissionais qualificados — uma combinação que impulsiona a inovação no agro e contribui para uma produção mais sustentável e eficiente.

Confira as entregas que aproximam a pesquisa científica das demandas do campo e da indústria.

Porta-enxertos disponíveis para os produtores:

O projeto avançou significativamente no desenvolvimento e disponibilização de tecnologias aplicadas à citricultura. Um dos principais destaques são os porta-enxertos desenvolvidos pelo IAC, que já estão prontos para uso comercial e apresentam alto desempenho agronômico e fitossanitário. Conheça alguns deles:

Citrandarin IAC 1600
Alta tolerância à seca e maior eficiência produtiva. Apresenta menor incidência de HLB, bom desempenho na manutenção do potencial hídrico, capacidade fotossintética e qualidade dos frutos. Responde bem a doses elevadas de nitrogênio (N) e potássio (K), sendo indicado para manejos que buscam melhor aproveitamento dos fertilizantes.

Citrandarin IAC 1711
Destaca-se pelo alto índice tecnológico, como: ratio e peso dos frutos, quando submetido a doses maiores de N e K. Apresenta menor incidência de HLB e combina produtividade com excelente qualidade de frutos.

Citrandarin IAC 3026 Santa Amélia
Recomendado para plantios adensados, por induzir porte ananicante à copa e manter boa qualidade de fruta. É uma ótima opção para variedades: Pera, Valência e, especialmente, Lima Ácida Tahiti.

Citrandarin IAC 3152 Itajobi
Indicado para pomares adensados de Lima Ácida Tahiti em condições de déficit hídrico. Apresenta alta produtividade, boas trocas gasosas, melhor potencial hídrico e desenvolvimento radicular superior, especialmente sob manejo ecológico.

Citrandarin IAC 3222
Combina porte vigoroso à copa e boa qualidade de frutos. Tolerante à seca e ao HLB, é uma excelente alternativa para a laranja Valência.

Os porta-enxertos que apresentam menor incidência ou maior tolerância ao HLB contribuem para o manejo sustentável da doença. Essa combinação de porta-enxertos com copas já adotadas nos pomares, junto a um manejo bem estruturado, aponta caminhos reais para a manutenção de uma produção citrícola economicamente viável diante dos desafios impostos pelo HLB.

Conheça mais a fundo as tecnologias desenvolvidas nos vídeos abaixo.

clique e assista completo
clique e assista completo

Publicações científicas:

Confira alguns dos artigos científicos publicados no primeiro semestre de 2025 por pesquisadores do CCD-CROP-IAC:

Evaluation of pre-selected mandarin hybrids based on tolerance to alternaria brow spot, physicochemical characteristics and acceptability
Vanessa Santos Moura et al.Frontiers in Sustainable Food Systems (2025)
🔗 https://doi.org/10.3389/frfst.2025.1507538

Harnessing novel cytidine deaminases from the animal kingdom for robust multiplexed base editing in rice
Danyel Fernandes Contiliani et al.Plant Biotechnology Journal (2025)
🔗 https://doi.org/10.1111/pbi.70000

N-Acetylcysteine in agriculture: new insights into its effects for sustainable crop management
Lucas Nascimento dos Santos et al.PhytoFrontiers (2025)
🔗 https://doi.org/10.1094/PHYTOFR-10-24-0115-RVW

Physiological and productivity responses of Tahiti acid lime grafted onto dwarfing rootstocks under different planting and mulching practices
Ana Júlia Borim de Souza et al.Frontiers in Sustainable Food Systems (2025)
🔗 https://doi.org/10.3389/fsufs.2025.1489291

Pesquisa que forma talentos:

O CCD-CROP-IAC também contribui para a formação de novos profissionais. No primeiro semestre de 2025, alunos vinculados ao projeto defenderam dissertações e teses em programas de pós-graduação de excelência. Confira:

Laísa Medeiros Rocha
Dissertação de Mestrado:
Caracterização transcricional do gene SQUAMOSA PROMOTER BINDING PROTEIN-LIKE (SPL) em genótipos de cana-de-açúcar e cana-energia em resposta à infecção pelo fungo do carvão (Sporisorium scitamineum)
Programa de Pós-Graduação em Genética – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)
Orientadora: Dra. Silvana Aparecida Creste Dias de Souza

Danyel Fernandes Contiliani
Tese de Doutorado:
Genome editing of rice plants using CRISPR/Cas systems: From applications in plant breeding to the development of novel molecular tools
🎓 Programa de Pós-Graduação em Genética – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)
Orientadora: Dra. Silvana Aparecida Creste Dias de Souza

Lucas Nascimento dos Santos
Dissertação de Mestrado:
Genômica estrutural da família Sieve Element Occlusion em Citros e aplicação de sistema CRISPR em células embriogênicas e epicótilos visando tolerância ao Huanglongbing
Programa de Pós-Graduação em Genética Vegetal e Melhoramento – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Orientadora: Dra. Alessandra Alves de Souza

Entre em Contato

© CROP IAC 2021 – All rights reserved

PRIVACY POLICYTERMS OF USE