Avanços na aplicação de CRISPR no melhoramento genético do Café

A equipe de pesquisadores do CCD-CROP-IAC, liderada pela Dra. Alessandra F. Ribas, tem avançado na aplicação da tecnologia CRISPR para o melhoramento genético do café. Células embriogênicas de café passaram pelo processo de transformação genética e estão em etapa de seleção e desenvolvimento de embriões somáticos. As plântulas que vierem a regenerar serão avaliadas se houve edição genética por meio de ferramentas moleculares.

O CRISPR é a principal tecnologia para edição gênica em plantas. No entanto, sua aplicação em plantas de café é dificultada devido ao extenso tempo necessário à obtenção de células embriogênicas – adequadas para a edição e o posterior desenvolvimento em plantas completas. Com isso, o trabalho dos pesquisadores tem sido definir o melhor protocolo para obtenção dessas células.

De forma simplificada, as etapas da pesquisa envolvem os seguintes passos:

  • Estabelecer plantas de café in vitro a partir de sementes.
  • Usar as folhas dessas plantas para criar fragmentos chamados explantes.
  • Colocar os explantes em um meio de cultura para induzir a formação de calos (massas celulares).
  • Transferir os calos para outro meio de cultura para induzir células pró-embriogênicas.
  • Essas células podem formar embriões somáticos, que germinam e se desenvolvem em plantas completas. As células pró-embriogênicas são as utilizadas para aplicação do CRISPR.

 

A pesquisadora Dra. Alessandra Ribas está aplicando a tecnologia CRISPR para obtenção de plantas de café descafeinado por meio do silenciamento de genes precursores da cafeína. O estabelecimento das técnicas para a edição gênica em cafeeiro poderá acelerar os Programas de Melhoramento de Café para a obtenção de novas cultivares com características desejadas de forma mais rápida e eficiente.

Entre em Contato

© CROP IAC 2021 – All rights reserved

PRIVACY POLICYTERMS OF USE