Uma das estratégias para acelerar o desenvolvimento de novas cultivares de citros é aplicando ferramentas biotecnológicas para inserção ou alteração de genes específicos relacionados a resposta de defesa da planta frente a bactéria Candidatus Liberibacter spp. Nesse sentido, pesquisadores do CCD-CROP-IAC já conseguiram, por meio da transformação genética, eventos de plantas transgênicas tolerantes ao Greening. Enquanto alguns eventos estão em fase de teste em casa de vegetação, outros já estão em etapa mais avançada e estão sendo avaliadas em campo.
Os pesquisadores têm trabalhado com genes relacionados a diferentes funções, como ativar a resposta de resistência sistêmica da planta, interferir na comunicação entre células das bactérias patogênicas dos citros, ter atividade inibitória ao crescimento bacteriano (ação antimicrobiana), dentre outras.
Em casa de vegetação estão as plantas de laranja transgênicas (Hamlin e Pineapple) desenvolvidas pelo Msc. Bruno Thomaz Rampim. Essas plantas foram inoculadas com a bactéria causadora do Greening e após um ano de avaliação, alguns eventos transgênicos apresentaram redução na concentração bacteriana e sintomas, sendo que uma planta transgênica se manteve assintomática durante 12 meses. O trabalho fez parte da dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp Jaboticabal. Em uma próxima etapa da pesquisa, este evento deverá ser avaliado em campo, com diferentes porta-enxertos pré-selecionados em outra pesquisa, visando obter maior tolerância ao HLB.No campo, após liberação da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), mais de 300 plantas transgênicas estão sendo avaliadas e monitoradas quanto à resposta a doenças, desenvolvimento e qualidade do fruto quando comparadas a plantas-controles da mesma variedade não transformada. Com relação ao HLB, as avaliações realizadas até o momento mostram resultados bastante promissores de tolerância à doença em seis eventos distintos de laranjas das variedades Hamlin, Valência, Pêra e Pineapple. Foi observado que essas plantas mantiveram, ao longo do tempo, níveis baixos de severidade da doença e redução significativa na quantidade da bactéria nos vasos do floema.
A pesquisa do CCD-CROP-IAC tem mostrado que plantas transgênicas podem ser consideradas uma tecnologia viável na obtenção de cultivares com maior tolerância ao Greening, com as plantas apresentando característica genética estável ao longo dos anos e sem alterações morfológicas ou de qualidade do fruto.
© CROP IAC 2021 – All rights reserved
PRIVACY POLICY | TERMS OF USE