Cana-de-açúcar: Descoberta de novos genes para tolerância a seca é oportunidade para o desenvolvimento de novas variedades da cana.
https://doi.org/10.3389/fpls.2023.1182461
Artigo publicado em 2023 pela equipe do CCD-CROP-IAC na revista internacional Frontiers in Plant Science apresentou avanços importantes na compreensão do mecanismo de eficiência hídrica – melhor uso da água em duas variedades de cana-de-açúcar: ‘IACSP97-7065’ e ‘IACSP94-2094’, conhecidas por sua sensibilidade e tolerância à seca, respectivamente.
O trabalho, coordenado pela pesquisadora Dra. Silvana Creste, buscou identificar as assinaturas transcricionais (genes que são “ligados” e “desligados”) das duas cultivares em questão. Para isso, as plantas de Cana foram cultivadas por 6 meses em casa-de-vegetação, e depois submetidas a estresse por seca até zerar a fotossíntese, momento em que o material genético foi coletado para o estudo. A análise de expressão gênica global identificou um total de 1585 genes diferencialmente expressos – ligados ou desligados. Desses, 617 genes foram exclusivamente identificados na cultivar tolerante à seca, sendo estes associados a diferentes processos biológicos como o transporte de solutos, fotossíntese, estresse oxidativo, entre outros. Esses genes são agora os principais candidatos a estudos, são peças de um quebra-cabeça, oferecendo informações valiosas para o desenvolvimento de novas cultivares de Cana-de-açúcar, mais sustentáveis e resilientes às mudanças climáticas.
A pesquisa contou com atuações de profissionais altamente qualificados das áreas de genética, melhoramento de plantas, fisiologia vegetal e, até mesmo, a colaboração internacional com o Prof. Dr. Ray Ming (University of Illinois, EUA), especialista em bioinformática.